Quiabo controla o Diabetes?

Várias vezes, temos visto e lido artigos nesse sentido, ou seja, sobre algum alimento, planta ou chá que melhora o diabetes. Algumas vezes, trata-se de um estudo realizado com animais, geralmente ratos de laboratório, outras, corresponde a uma crença, de alguma região do país, baseada em “ouvir dizer”. Já aconteceu algo desse tipo até com barbatana de tubarão, que diziam poder curar quase tudo e, se não me engano, até o diabetes.


O que foi mostrado no Globo Repórter no dia 06 de julho... explica que, devido a seu alto conteúdo de fibras alimentares, ele poderia diminuir a absorção de carboidratos (açúcares) ingeridos e com isso impedir uma elevação das taxas de glicose.

Quiabo é bom, assim como a batata Yakon e outros vegetais, inclusive a cebola, por causa do alto teor de fibras. 

O quiabo é uma cápsula fibrosa cheia de sementes que é colhida antes de chegar à fase de maturação. Geralmente, a hortaliça é verde, possui uma forma de cápsula, é seca e apresenta um líquido viscoso em seu interior.

O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.

O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias. Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando.





Comentários