Dopamina (Cloridrato de Dopamina)


A dopamina é um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central.

Indicação
Alguns tipos de choque acompanhada de oligúria e resistência vascular periférica baixa ou normal. Choque cardiogênico e bacteriêmico, hipotensão intensa seguida da remoção da feocromocitoma.

Efeitos colaterais/ Reações adversas
Náuseas, vômitos, taquicardia, dor de angina, arritmias, cefaléia, hipertensão e vasoconstricção podem ser encontradas durante a infusão do produto. 
O extravasamento de quantidades excessivas de dopamina durante a infusão pode provocar neurose isquêmica, formação de escara, e gangrena dos dedos das mãos ou dos pés com a infusão prolongada da substancia
Em caso de acidente de superdosagem, diminuir a dose aplicada ou mesmo interromper a aplicação.
Apresentação

Caixa contendo 10 ampolas de 10 ml. Cada ml contem cloridrato de dopamina 5 mg.


Interação Medicamentosa

Os efeitos da dopamina são prolongados e intensificados por inibidores da MAO, bloqueadores alfa e beta-adrenérgicos anestésicos gerais e fenitoína. Digitálicos ou levodopa: uso concomitante pode aumentar o risco de arritmias cardíacas. Diminui os efeitos antianginosos dos nitratos.

Preparo
Administrar IV diluído em soro glicosado a 5%, solução fisiológica a 0,9%, solução de lactato de Ringer ou solução de dextrose a 5%.
Neonatos: a dose usual varia de 1 a 20µg/kg/min em infusão contínua.
Crianças: a dose usual varia de 1 a 20µg/kg/minuto em infusão contínua, podendo chegar a um máximo de 50µg/kg/min.
Adultos: a dose inicial é de 1 a 5µg/kg/min. em infusão contínua, podendo chegar até a 50µg/kg/min.
Elevações de doses são efetuadas em função da resposta terapêutica, com aumentos de 1 a 4µg/kg/minuto a intervalos de 10 a 30 minutos.
Doses baixas de 1 a 5µg/kg/min. são consideradas doses renais ou dopaminérgica, determinando aumento do fluxo plasmático renal e mesentérico. Doses de 5 a 10µg/kg/min são consideradas dose cardíaca, determinando aumento do fluxo plasmático renal, freqüência cardíaca, contratilidade e débito cardíaco. Doses de 10 a 20µg/kg/min. são consideradas doses vasopressora, determinando aumento da pressão arterial.

Este medicamento é de uso hospitalar!


Comentários