Indicação do Adenocard
Conversão da taquicardia supraventricular paroxística, incluindo a associação com Wolf-Parkinson-White. Auxiliar em testes cardíacos onde a adenosina substitui o stress.
Definição
Nucleotídeo endógeno, presente em todas as células do organismo, com efeitos farmacológicos como: vasodilatação coronariana e atividade adrenérgica; redução do tempo de condução através do nódulo1 atrioventricular; possível interrupção da atividade reentrante através do nódulo1 AV e restauração do ritmo sinusal nas indicações abaixo. Meia-vida é estimada como inferior à 10 segundos; é metabolizada à inosina e adenosina monofosfato (AMP). Tem ação direta, portanto, suas atividade e metabolismo não são afetados pelas funções renal ou hepática.
Efeitos colaterais /Reações adversas
A reação mais frequente é o rubor facial, em geral de curta duração (18%). Foram relatadas outras reações, com menor frequência, nos seguintes sistemas (<1%): Cardiovascular: cefaléia, sudorese, palpitação, dor torácica e hipotensão. Respiratório: pressão torácica, hiperventilação, dispnéia/encurtamento da respiração. Sistema Nervoso Central: vertigem, formigamento nos braços, torpor, distúrbio da visão, sensação de ardor, dor dorsal, peso na nuca e braços. Gastrintestinal: náusea (3%), sabor metálico, aperto na garganta e pressão na virilha.
Apresentação
Adenosina 6 mg ampolas IV.
Interação medicamentosa
Não foram observadas reações com digitálicos, quinidina, beta-bloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio e inibidores da ECA. A cafeína e teofilina antagonizam os efeitos da adenosina; atenção: quando usados concomitantemente, aumentar a dose de adenosina; pode ocorrer ineficácia da adenosina. Há potencialização dos efeitos na presença do dipiridamol (adequar doses de ambos). Carbamazepina pode aumentar o bloqueio na condução, assim o uso concomitante pode agravar o bloqueio atrioventricular.
Preparo
1 ampola em "bolus" IV.
A aplicação pode ser repetida com intervalo de 1 à 2 minutos.
Dose máxima 12 mg (meia vida de 10 segundos).
Comentários
Postar um comentário