Responsabilidade em passar a Sonda Faucher (fauchet)


O cateter de Fouchet ou Faucher trata-se de um tubo de borracha semirrígido e com lúmem único, medindo 75 a 80 cm ou 150 cm, com diâmetro variando entre 4 a 12 mm. Na extremidade distal, apresenta orifícios laterais maiores.

Este cateter geralmente é introduzido pela boca e utilizado para realizar drenagem espontânea ou lavagem gástrica (decorrente de obstrução gastrointestinal ou intoxicação medicamentosa ou por substâncias químicas) ou esofágica (na presença de megaesôfago). Também, está indicado em dilatações esofágicas, calibrar válvulas esofágicas anti-refluxo em cirurgias de megacolon e bariátrica, bem como serve de molde para curvatura do estômago e definir o diâmetro do estômago remanescente, entre outras. Seu objetivo principal é remover o excesso de líquidos e resíduos do esôfago e estômago.

Cabe ressaltar que para a realização de qualquer procedimento, o profissional necessita de conhecimento técnico-científico, seja ele relacionado à disponibilidade de material, habilidade para desenvolver a técnica de inserção, bem como, manutenção e cuidados para a remoção de sondas e tubos.

Sabe de quem é a responsabilidade por realizar a técnica de passagem da sonda de Faucher?

Podemos relacionar a prática do uso do cateter Foucher em centro cirúrgico (CC), local onde habitualmente são utilizados vários dispositivos e materiais específicos em que considera-se ser dever dos profissionais de enfermagem realizar as atividades previstas na legislação do exercício profissional, não cabendo executar nenhum procedimento ou monitoramento que seja de competência de outro profissional.

Segundo a Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, que dispõe sobre as atividades privativas do médico, determina-se que compete ao médico indicar e executar a intervenção cirúrgica, prescrever os cuidados médicos pré e pós-operatórios, indicar a execução de procedimentos invasivos (diagnósticos, terapêuticos ou estéticos), como também os procedimentos de cateterização nasofaringeana, orotraqueal, esofágica, gástrica, enteral e outros.

Considerando as colocações citadas acima e somadas às leis que subsidiam tais ações, a passagem da sonda ou cateter de Fouchet ou Faucher, deve ser realizada preferencialmente pelo médico, principalmente quando o paciente estiver anestesiado. Entretanto, em cirurgias bariátricas e megaesôfago, esse procedimento pode ser indicado e prescrito pelo médico no período pré-operatório, podendo ser realizado pelo Enfermeiro na condição de atuação multiprofissional, desde que capacitado para tal e preconizado em protocolo institucional. No entanto, salientamos que em relação a lavagem de esôfago, esta é procedimento médico, e portento deverá ser realizada por este profissional.


Comentários