Escala de Braden


Escala de Braden é utilizada para identificar o risco do paciente em desenvolver lesão por pressão. Quanto menor a pontuação (score), maior será o risco para desenvolvimento da lesão.

Determinar o risco do paciente para o desenvolvimento de úlcera é a primeira medida a ser adotada para prevenção de lesões. Deve ser realizadas na admissão do paciente e pelo menos a cada 48 horas, ou quando ocorrer alteração em suas condições de saúde, principalmente em pacientes criticamente enfermos que apresentam grande número de fatores de risco.

O instrumento de avaliação do risco mais extensivamente testado e utilizado é a escala de Braden e, embora não tenha sido desenvolvida especificamente para pacientes criticamente enfermos, apresenta especificidade e sensibilidade para essa população. Apresenta-se como instrumento eficaz no auxílio ao enfermeiro quando em processo de decisão das medidas preventivas a serem adotadas, de acordo com o risco de cada paciente.

A escala de Braden fornece seis parâmetros para avaliação, pelas suas subescalas:
1- percepção sensorial;
2- umidade;
3- atividade;
4- mobilidade;
5- nutrição;
6- fricção e cisalhamento.
Cada subescala tem pontuação que varia entre 1 e 4, com exceção do domínio fricção e cisalhamento. A somatória total fica entre os valores 6 e 23.

Escore igual ou menor que 16 indica que o paciente adulto tem risco para o desenvolvimento de Lesão por Pressão, entretanto, na presença de outros fatores como idade maior que 65 anos, febre, baixa ingestão de proteína, pressão diastólica menor que 60 mmHg e/ou instabilidade hemodinâmica os pacientes com escores 17 e 18 também são considerados como pacientes de risco.

Para pacientes críticos, o risco pela escala de Braden é estabelecido como sendo: risco baixo - escores entre 15 e 18; risco moderado - escores entre 13 e 14; risco elevado - escores entre 10 e 12; risco muito elevado - escores de 9 ou menor.

Compete privativamente ao Enfermeiro, no âmbito da equipe de Enfermagem, a avaliação de risco para Lesão de Pressão por meio da escala de Braden em serviços de saúde ou no domicílio.






Comentários